OLÍMPIADAS 2008
As cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram criadas com inúmeras interpretações. As Fuwa, como são chamadas, têm as cores dos cinco anéis olímpicos e levam uma mensagem de paz, amizade e boa sorte para todas as crianças do mundo.
Os próprios bonecos, que foram desenhados por Han Meilin e anunciados oficialmente em novembro de 2005, são representações de crianças. Eles também remetem a um animal e a chama olímpica: Beibei (um peixe), Jingjing (um panda), Huanhuan (a própria chama), Yingying (um antílope-tibetano) e Nini (uma andorinha) são os nomes dados às mascotes. Para completar, cada uma delas se refere a elementos da natureza, como terra, fogo, água, madeira e céu.
A intenção de ser politicamente correto é exposta no significado de todas elas. Dois dos bichos representados estão ameaçados de extinção: o panda e o antílope-tibetano. Este último ainda tem um teor diplomático, já que o Tibete vive em constante conflito com o governo central chinês pela independência da região do oeste do país.
O jogo de palavras também mostra a imagem da boa vizinhança chinesa. Se juntados os nomes das mascotes, eles formam a frase “Welcome to Beijing” em chinês (Bei Jing Huan Ying Ni ). Já Fuwa, na tradução, pode ser entendido como “bonecos da boa sorte”.
Conheça a história de cada Mascote:
Beibei
A mascote Beibei lembra um peixe, um dos símbolos da prosperidade chinesa. Ela também é a representação do elemento água, por isso remete aos esportes aquáticos. Assim como, o anel azul da bandeira olímpica (argola da Europa). Beibei foi apresentada como uma menina gentil e pura.