A laranja de onde veio

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.
O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Freqüentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidos, embora possam ser utilizados em algumas receitas. A casca exterior pode ser utilizada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. Recomendada para “quebrar” o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.
A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas “portuguesas” em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos .
Esta fruta terá surgido na Índia, embora seja por vezes referido o Vietname como país de origem. A fruta original é ácida quando comparada com as variedades modernas. É incerto se a laranja ácida é a original, e pode dar-se o caso de não existirem verdadeiramente espécies selvagens.
O cultivo da laranja é um negócio significativo, e uma importante parte das economias de vários países e regiões européias, entre os quais, Espanha, Itália, Roménia, e a região do Algarve em Portugal. Noutros continentes encontramos produção significativa na África do Sul, Angola, Zimbabué, nos estados da Florida e California nos E.U.A., na América do Sul principalmente na Argentina e no Brasil , e o distrito ‘Riverina’ em Murray River na Australia.

Faça um comentário

Sempre Alegria - © 2014. Todos os direitos reservados.
by Anna Rebello