Por que Jesus apareceu por primeiro às mulheres?

jesus-aparece-para-as-mulhe

Estamos no período pascal. A palavra de Deus gira em torno do mistério da ressurreição. O evangelista João faz questão de frisar que no primeiro dia da semana, quando ainda era obscuro, as mulheres foram até o sepulcro para prestar homenagem e chorar o corpo de Jesus. Grande foi o espanto que viram o sepulcro vazio. Mas viram também Jesus e dele receberam a missão de ir anunciar aos discípulos que Ele estava vivo, ressuscitado e que o viriam na Galiléia.
Diante disto surge espontânea a pergunta: por que Jesus escolheu as mulheres como as primeiras anunciadoras da boa nova? Por que não se dirigiu diretamente a um dos discípulos que o tinha seguido de perto e que tinha autoridade moral para ser acreditado?
As intuições que eu vejo, embora não sejam teológicas parecem-me, porém, verdadeiras. As mulheres amam com maior intensidade e quando amam têm coragem, são destemidas e ousadas em tudo o que fazem. Não têm medo de nada, nem de ninguém. Tudo enfrentam para poder estar com quem amam. Assim somente elas poderiam enfrentar a guarda dos soldados, superar as barreiras que as impediam de chegar até o sepulcro de Jesus. Um grupo de mulheres sempre exerce uma influência toda especial e impõe respeito.
As mulheres amavam muito a Jesus. O seguiam de perto como os próprios discípulos e O ajudavam com seus bens, provendo suas necessidades e as necessidades da comunidade dos apóstolos.
Um outro motivo é que a mulher é mais aberta para acolher a verdade. Para crer e para transmitir as verdades que ela mesma recebe. É, ou pelo menos era, menos crítica e descrente, esta condição faz da mulher alguém que possui uma força toda especial para comunicar uma notícia como a da ressurreição.
É neste contexto que devemos agradecer a coragem, não só das mulheres bíblicas, mas sim de todas as mulheres da história. As grandes mulheres da história nos mostram como elas são capazes de rehumanizar a vida.
A grande missão da mulher é voltar para a família, para o lar, reassumir a responsabilidade de formar o coração dos homens, de educar os homens ao novo sentido da vida. Somente as mulheres terão a capacidade de recolocar Deus dentro da história, na família e no coração da humanidade. A promoção da mulher, o respeito à sua emancipação não lhe devem fazer esquecer a sua missão principal de geradora e defensora da vida. A vida está nas mãos e no coração de cada mulher que com seu carinho é capaz de transformar os caracteres mais duros e incompreensíveis. Ela possui a chave do coração do homem, no bom sentido. As grandes batalhas da vida foram vencidas com a cooperação das mulheres e foram perdidas também com a cooperação das mulheres.
Este tempo pascal nos faz sentir como a mulher tem um papel importante na vida, rehumanizar a mesma vida, nos reensinar a amar. Nós homens temos esquecido como se ama, serão as mulheres que nos ensinarão este grande mistério.

Faça um comentário

Sempre Alegria - © 2014. Todos os direitos reservados.
by Anna Rebello