• 30
    jul
    2008
  • Postado por
  • Postado em
    Destaque
  • Discussão
    Nenhum comentário em OLÍMPIADAS 2008

OLÍMPIADAS 2008

As cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram criadas com inúmeras interpretações. As Fuwa, como são chamadas, têm as cores dos cinco anéis olímpicos e levam uma mensagem de paz, amizade e boa sorte para todas as crianças do mundo.

Os próprios bonecos, que foram desenhados por Han Meilin e anunciados oficialmente em novembro de 2005, são representações de crianças. Eles também remetem a um animal e a chama olímpica: Beibei (um peixe), Jingjing (um panda), Huanhuan (a própria chama), Yingying (um antílope-tibetano) e Nini (uma andorinha) são os nomes dados às mascotes. Para completar, cada uma delas se refere a elementos da natureza, como terra, fogo, água, madeira e céu.

A intenção de ser politicamente correto é exposta no significado de todas elas. Dois dos bichos representados estão ameaçados de extinção: o panda e o antílope-tibetano. Este último ainda tem um teor diplomático, já que o Tibete vive em constante conflito com o governo central chinês pela independência da região do oeste do país.

O jogo de palavras também mostra a imagem da boa vizinhança chinesa. Se juntados os nomes das mascotes, eles formam a frase “Welcome to Beijing” em chinês (Bei Jing Huan Ying Ni ). Já Fuwa, na tradução, pode ser entendido como “bonecos da boa sorte”.

Conheça a história de cada Mascote:


Beibei

A mascote Beibei lembra um peixe, um dos símbolos da prosperidade chinesa. Ela também é a representação do elemento água, por isso remete aos esportes aquáticos. Assim como, o anel azul da bandeira olímpica (argola da Europa). Beibei foi apresentada como uma menina gentil e pura.

Jingjing

O panda Jingjing mostra honestidade e otimismo e representa os esportes que usam a força, como o judô e o levantamento de peso. Ele é o anel preto da bandeira olímpica (que simboliza a África) e tem como principal característica a felicidade. Entre os elementos da natureza, o seu é a madeira.

Huanhuan

Extrovertido e entusiasta, Huanhuan não é nenhum animal como os outros, e sim, a própria chama olímpica. A sua cor avermelhada representa a paixão e o anel da América na bandeira. Entre as modalidades, o boneco remete aos jogos com bola e tem o fogo como elemento principal da natureza.

Yingying

Ironicamente, Yingying é um animal em extinção (o antílope-tibetano) e tem como principal traço da personalidade a vivacidade e representa a saúde. Ele é o anel amarelo da bandeira olímpica (Ásia) e por causa do seu traço físico remete ao atletismo. Na natureza, o seu elemento é a terra.

Nini

Nini é, como Beibei, uma menina (as duas únicas da turma) e traz o ideal de felicidade. A andorinha, animal que representa, carrega a personalidade inocente e alegre. Nos esportes, Nini remete à ginástica olímpica e tem o céu como elemento da natureza. O seu anel olímpico simboliza a Oceania.

Faça um comentário

Sempre Alegria - © 2014. Todos os direitos reservados.
by Anna Rebello