O Plátano – A Árvore das 4 Estações

imgphp.jpg

 

Os plátanos são de origem desconhecida mas cultivados já há muitos anos como árvores de parques e arruamentos, desenvolvendo-se melhor em solos frescos e profundos. Isolado dá lugar a uma árvore de copa enorme com muitos ramos e um tronco curto e grosso. Por vezes é costume podá-lo com alguma regularidade. O plátano aceita esta poda mas, a meu ver, não fica tão bonito.

 

Os plátanos têm uma característica muito especial: aguentam bastante bem a poluição. Por essa razão são uma boa escolha para se plantar nas cidades.

 

São características dos plátanos a casca, com as suas manchas e as folhas, parecidas com as do ácer mas alternas (as do ácer são opostas).

 

Os plátanos existem no Sudeste da Europa, na Ásia Menor, Norte do Irão e nos Himalaias Ocidentais. Por ser muito sensível às geadas, rareia na Europa Central.

 

Para além das características apontadas tem outra para a qual a minha mulher sempre me chamou a atenção: Os plátanos vivem intensamente as estações do ano. Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios dando uma sombra apetecível, no Outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos.

 

Observar um plátano, é observar o desenvolvimento das estações do ano e, consequentemente, o andar do tempo.

Faça um comentário

Sempre Alegria - © 2014. Todos os direitos reservados.
by Anna Rebello