• 08
    mar
    2008
  • Postado por
  • Postado em
    Curiosidades
  • Discussão
    9 Comentários

O Plátano – A Árvore das 4 Estações

imgphp.jpg

 

Os plátanos são de origem desconhecida mas cultivados já há muitos anos como árvores de parques e arruamentos, desenvolvendo-se melhor em solos frescos e profundos. Isolado dá lugar a uma árvore de copa enorme com muitos ramos e um tronco curto e grosso. Por vezes é costume podá-lo com alguma regularidade. O plátano aceita esta poda mas, a meu ver, não fica tão bonito.

 

Os plátanos têm uma característica muito especial: aguentam bastante bem a poluição. Por essa razão são uma boa escolha para se plantar nas cidades.

 

São características dos plátanos a casca, com as suas manchas e as folhas, parecidas com as do ácer mas alternas (as do ácer são opostas).

 

Os plátanos existem no Sudeste da Europa, na Ásia Menor, Norte do Irão e nos Himalaias Ocidentais. Por ser muito sensível às geadas, rareia na Europa Central.

 

Para além das características apontadas tem outra para a qual a minha mulher sempre me chamou a atenção: Os plátanos vivem intensamente as estações do ano. Na Primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas de um verde claro, no Verão os plátanos ficam frondosos e cheios dando uma sombra apetecível, no Outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no Inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos.

 

Observar um plátano, é observar o desenvolvimento das estações do ano e, consequentemente, o andar do tempo.

9 Faça seu comentário

  • daniele

    09/02/2010 at 19:09
    adoro tanto essa arvore que tatuei varias folhas no braço,me encatam
  • Thales Quadros

    27/03/2010 at 16:38
    Estamos implantando aqui em nossa região um empreendimento de alto padrão em que o ponto alto é a introduçao de várias mudas de plátanos e liquidambar,o clima é de montanha,seco porem frio,media de temperatura anual,22º,altitude de 980 m(Vitória da Conquista- Ba.),o Plátano é resistente ao sol ??? No verão é resistente ao calor ?? No verão aqui faz calor 30º(3 meses apenas)Estou com 250 mudas, estão em caqueiros esperando a hora de irem para o chão,notei que no período do verão não suportaram o sol as folhas murcharam e algumas caíram,parecendo que morreram porém brotaram novamente,é uma planta que gosta de água em abundância. Thales
  • Paulo Roberto

    28/02/2011 at 20:59
    Gostaria de saber onde encontro mudas de plátano - 500 unidades aproximadamente. Aguardo retorno Sds Paulo Roberto
  • sami

    04/08/2011 at 21:17
    Por favor, gostaria de saber o tipo de raiz dessa árvore, se é de profundidade ou de superfície. Sei que suas raízes crescem lateralmente, prejudicando as construções próximas, porém tenho receio de cortar essas raízes, pois se não houver uma raiz de profundidade, há o risco da árvore vir abaixo. obrigado
  • Liliana

    16/09/2011 at 16:56
    Quero plantar plátano em uma avenida e gostaria de saber as tecnicas corretas de plantio, espaçamento a aonde adquirir mudas.
  • ines

    09/05/2012 at 17:48
    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO MUDA DE PLATANAO EM Belo horizonte, urgente necessito de 3 mudas ou arvore medianas para plantar no passeio da residencia.obrigada
  • Sergio Vaz

    09/07/2012 at 18:08
    Tenho alguns platanos pelantados em minha propriedade, gostaria de saber como posso fazer mudas, se é com galho ou plantando a sementinha? Grato
  • Cássia Maciel

    28/10/2012 at 08:47
    Ganhei algumas mudas de platanos, gostaria de saber a maneira de planta-las; pois já plantei algumas e elas morreram. Por favor conto com sua ajuda. Obrigada. Cássia.
  • paulo figueiredo

    30/04/2013 at 09:11
    Para plantar plátano, nossa é muito fácil, pegue calhos de própria árvore com uns 30 cm de altura da grossura de um lápis e finque na terra, mais simples que isso impossível, em 1 ano já teremos uma planta de 1metro de altura, melhor plantar de 4 em 4 metros pq a árvore adulta é muito alta e de largura tb no mínimo 3metros entre uma muda e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Sempre Alegria - © 2014. Todos os direitos reservados.
by Anna Rebello